Tempo
|

D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal

29 abr, 2014

Padre Manuel Barbosa é o novo secretário e porta-voz da CEP.

D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal
D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal

O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, foi esta terça-feira à tarde reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A assembleia plenária dos bispos, reunida em Fátima, confirmou também a manutenção do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como vice-presidente.

O padre Manuel Barbosa foi eleito como secretário e porta-voz da Conferência Episcopal, lugar até agora ocupado pelo padre Manuel Morujão. O novo secretário da CEP é sacerdote dehoniano e desempenhava já as funções de director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para vogais da Conferência Episcopal foram eleitos esta terça-feira os bispos D. Jorge Ortiga, D. António Francisco dos Santos, D. José Alves, D. Anacleto Oliveira e D. Virgílio Antunes.

D. Manuel Pelino é o novo presidente da Comissão da Educação cristã, D. José Cordeiro vai liderar a Comissão da Liturgia e D. Manuel Linda foi eleito para a Comissão Nova Evangelização. Os restantes presidentes mantêm-se.

D. Manuel Clemente foi eleito como presidente interino da CEP a 19 de Junho de 2013, numa assembleia plenária extraordinária convocada após a aceitação pelo Papa Francisco do pedido de resignação de D. José Policarpo, patriarca emérito e antigo presidente da CEP, a 18 de Maio.

A Conferência Episcopal foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de Maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005.

[notícia actualizada às 20h45]