Tempo
|

Clero francês pedala para a camisola amarela

29 abr, 2014

O Campeonato Nacional de França para o Clero, em ciclismo, junta, desde o ano 2000,  sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de todo o país. A prova está inscrita no calendário da federação francesa da modalidade.

A 15ª edição Campeonato Nacional de França para o Clero, em ciclismo, decorre na quarta e quinta-feira, com um pelotão a rondar as 40 unidades.

A prova, que junta sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de todo o país, está inscrita no calendário da federação francesa da modalidade, realizando-se anualmente numa diocese diferente de França.

Este ano, a escolha recaiu em Lille, no norte do país, realizando-se a competição nas paróquias de Saint-Pierre-Saint-Paul des Monts de Frandre e Notre-Dame d'Espérance des Monts de Flandre.

O pelotão vai cumprir um contra-relógio, entre as cidades de Terdeghem, Oudezeele, Winnezeele e Steenvoorde, e uma etapa em linha, num circuto de várias voltas, entre Steenvoorde e Le Ryveld.

A primeira experiência de ciclismo clerical data de 1999 e decorreu em Lourdes, com a participação de jovens padres, que se encontravam a acompanhar uma reunião plenária de bispos franceses.

Em Maio de 2000, em Montoire (Loir-et-Cher), decorreu a primeira edição da prova, com a participação de onze sacerdotes e dois diáconos. A prova cresceu e, em 2002, já teve uma vasta cobertura televisiva, com três canais nacionais a acompanhar a competição.

Na edição deste ano, espera-se novo sucesso de adesão. No anúncio da edição deste ano, a Conferência Episcopal francesa sublinha a importância do desporto para a Igreja.