De Leiria a Roma de bicicleta com João Paulo II no coração
21 fev, 2014
O bombeiro-ciclista Carlos Vieira espera cumprir uma média de 250 quilómetros diários, apenas com um carro de apoio.
O bombeiro-ciclista Carlos Vieira, de Leiria, pretende assistir, no Vaticano, à cerimónia de canonização de João Paulo II, a 27 de Abril, regressando a Portugal montado na sua bicicleta.
Carlos Vieira quer, assim, cumprir uma jornada de três mil quilómetros até Fátima, naquela que será a sua segunda "peregrinação". Há 28 anos, cumpriu o mesmo percurso, quando foi recebido pelo Papa João Paulo II.
"Vai ser um grande sacrifício e sofrimento, mas tinha traçado como objectivo que, quando acontecesse a santificação de João Paulo II, eu estaria lá", disse Carlos Vieira à agência Lusa.
O bombeiro-ciclista de Leiria não esquece o encontro com o Papa no Vaticano, em 1986. "Ainda hoje me arrepio quando falo nisso. Foi indescritível. Mandou uma mensagem para todos os desportistas e ciclistas portugueses. Guardo isso com muito carinho para sempre", recorda.
Agora, o ciclista-bombeiro de Leiria tenta ser recebido por Francisco. Já escreveu ao Papa e pediu ajuda ao bispo de Leiria-Fátima.
"Seria uma honra enorme ser recebido por ele, que está a continuar a obra de João Paulo II. Há uma possibilidade e vou tentar tudo para conseguir. É também, como João Paulo II, uma pessoa fora do comum", sublinhou.
Se conseguir um encontro com o novo Papa, Carlos Vieira já sabe o que vai dizer: "Vou aproveitar para pedir pelas pessoas que estão a morrer de fome em Portugal, devido à pobreza e ao desemprego. Não vou pedir nada para mim, só pelos pobres e necessitados. O que está a acontecer cá é uma calamidade".
Nesta sua nova aventura, Vieira espera cumprir uma média de 250 quilómetros diários, apenas com um carro de apoio.