Tempo
|

Bispo de Bragança-Miranda entre os especialistas de simpósio sobre liturgia

18 fev, 2014 • Olímpia Mairos

Iniciativa do Vaticano assinala 50º aniversário da implementação da Constituição Conciliar “Sacrosanctum Concilium”.

Bispo de Bragança-Miranda entre os especialistas de simpósio sobre liturgia

O bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, é um dos especialistas que  participa, a partir desta terça-feira, em Roma, num simpósio internacional que assinala os 50 anos da Constituição “Sacrosanctum Concilium”, do Concílio Vaticano II.

“O ensino da liturgia nas faculdades, seminários e casas de formação, após a Sacrosanctum Concilium” é o tema da intervenção de D. José, que encara este momento como “uma feliz oportunidade de celebrar, com gratidão e memória, os 50 anos da Sacrosanctum Concilium”.

Em declarações à Renascença, o bispo de Bragança-Miranda salienta a “alegria e a responsabilidade” de tratar o tema numa iniciativa internacional.

D. José Cordeiro é consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina do Sacramentos e o único bispo português presente na iniciativa.

“Aceitar este tão honroso convite aumenta em mim a responsabilidade que me acompanha com aquela que ainda exerço como consultor da Congregação para o Culto Divino”, diz ainda D. José Cordeiro, salientando que “é um serviço” que presta à Igreja e à ciência litúrgica.

“Sacrosanctum Concilium: gratidão e compromisso para um grande movimento de comunhão eclesial” é o tema genérico do simpósio, que decorre até quinta-feira, na Universidade Pontifícia Lateranense, numa inciiativa da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

A Constituição Conciliar sobre a Liturgia, assinada por Paulo VI a 4 de Dezembro de 1963, entrou em vigor a 16 de Fevereiro do ano seguinte.