Tempo
|

Bispos anglicanos recusam casamento homossexual

17 fev, 2014

A decisão da câmara dos bispos impede ainda a ordenação de homens ou mulheres que tenham casado civilmente com pessoas do mesmo sexo.

A Câmara dos bispos da Igreja Anglicana recusou aprovar qualquer forma de bênção ou celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Os bispos responderam assim à legalização do casamento homossexual em Inglaterra e País de Gales, que entra em breve em vigor.

Apesar de uma recomendação feita o ano passado por uma comissão interna, no sentido de permitir alguma forma de solenização, bênção ou celebração de relações homossexuais, os bispos recusaram a ideia.

A proibição dos bispos estende-se ainda à ordenação de homens ou mulheres que tenham casado civilmente com pessoas do mesmo sexo e declara que actuais ministros ordenados não podem entrar nesse tipo de relações.

A Comunhão Anglicana a nível global tem diferentes atitudes em relação à homossexualidade, com as igrejas ocidentais tendencialmente favoráveis e as igrejas asiáticas e africanas tendencialmente contrárias. Nos Estados Unidos e Canadá já existem cerimónias de bênção para homossexuais e há casos de bispos a viver abertamente em relações com pessoas do mesmo sexo.