Tempo
|

Papa prepara sínodo da família com os cardeais

17 fev, 2014 • Aura Miguel

É uma semana cheia que hoje começa com uma agenda repleta de reuniões. Com vários dossiers sobre a mesa, poderá ser a semana mais significativa do início do pontificado de Francisco.

Papa prepara sínodo da família com os cardeais
O Papa reúne-se, a partir desta segunda-feira, com o Conselho Consultivo dos Cardeais, para, na quinta e sexta-feira, receber todos os cardeais do mundo, para dois dias de consistório.

Até quarta-feira, vão suceder-se as reuniões do já famoso grupo dos oito cardeais conselheiros, com três dossiers ao alto da agenda de trabalhos: a reforma da Cúria, o próximo Sínodo sobre a Família - marcado para Outubro e que inclui a questão dos divorciados católicos que voltaram a casar -, e as finanças e o futuro do IOR, o chamado Banco do Vaticano. Este tema continuará, aliás, a ser discutido também na semana seguinte, aproveitando a presença em Roma de vários cardeais.

O momento mais visível vai acontecer durante o fim-de-semana, quando o Papa criar, no sábado, novos cardeais – no total 19, na maioria de origem latino-americana. No domingo, o Papa concelebra com eles na Praça de São Pedro.

Menos de um ano depois da sua eleição para a cátedra de Pedro, esta poderá ser para Francisco uma das mais significativas semanas deste ainda breve, mas intenso pontificado.