09 fev, 2014
O Papa Francisco apelou este domingo à dignidade das pessoas doentes e pediu às suas famílias para não terem medo da fragilidade.
“A dignidade da pessoa nunca se reduz às suas faculdades ou capacidades, e não diminui quando a pessoa é fraca, invalida e está a precisar de ajuda. Penso também nas famílias, onde é normal tomar conta de quem está doente. Por vezes as situações podem ser mais pesadas”, observou o Papa.
A mensagem é alusiva ao Dia Mundial do Doente, que se assinala na próxima terça-feira. O Papa falou depois da oração do Ângelus, perante milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, em Roma.
“Muitos me escrevem e hoje gostaria de assegurar uma oração a todas essas famílias, e digo-lhes: não tenham medo da fragilidade. Ajudem-se uns aos outros com amor, e sentirão a presença consoladora de Deus.”
O Papa Francisco lembrou ainda os que, por estes dias, são vítimas do mau tempo, em vários países. “Rezo pelos que estão a sofrer danos e perturbações por causa das calamidades naturais em vários países, incluindo aqui em Roma.”
“A Natureza desafia-nos a ser solidários e estar atentos à salvaguarda da criação, também para prevenir, tanto quanto possível, consequências mais graves”, acrescentou Francisco.
O Papa fez também uma referência aos Jogos Olímpicos de Inverno, a decorrer em Sochi, na Rússia. Saudou os organizadores e os atletas, e disse esperar que seja uma verdadeira festa do desporto e da amizade.