Tempo
|

Igrejas cristãs em Portugal assinam reconhecimento mútuo do baptismo

26 jan, 2014

D. Manuel Clemente sublinhou a unidade das Igrejas cristãs, apesar das diferentes tradições.

Cinco igrejas cristãs assinaram este sábado, em Lisboa, uma declaração de reconhecimento mútuo do baptismo.

O documento foi rubricado durante uma cerimónia ecuménica nacional, na catedral Lusitana da Igreja Anglicana de São Paulo, no dia em que terminou mais uma semana de oração pela unidade dos cristãos.

Presente na cerimónia esteve o Patriarca de Lisboa. D. Manuel Clemente sublinhou a unidade das Igrejas cristãs, apesar das diferentes tradições, mas iguais no baptismo que é comum.

“Nós somos diferentes denominações, mas no baptismo de Cristo somos a Igreja de Cristo e, por isso, vamos caminhando para uma unidade que só Deus sabe qual é. Com certeza não significará uniformidade, porque entretanto desenvolveram-se nas várias tradições cristãs aspectos interessantes e positivos que importa manter, mas vamo-nos unindo naquilo que é comum e, começando pelo baptismo, começamos pelo início”, afirmou D. Manuel Clemente, que também é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

A declaração de reconhecimento público do baptismo foi assinada, para já, pelos representantes da Igreja Católica Romana, da Igreja Lusitana, Presbiteriana, Metodista e da Igreja Ortodoxa em Portugal.