Tempo
|

Patriarca convoca sínodo diocesano para 2016

22 jan, 2014

Um sínodo é um encontro de representantes da Igreja para discutir assuntos de importância para esta. Pode dar-se a nível global, com a representação de bispos de diferentes partes do mundo, ou então a nível local, como é o caso de um sínodo diocesano.

Patriarca convoca sínodo diocesano para 2016
O Patriarca de Lisboa vai convocar um sínodo diocesano para 2016.

O sínodo deverá realizar-se em Novembro de 2016, para assinalar os 300 anos da elevação da diocese de Lisboa a Patriarcado.

Ainda não foi definido um tema para o encontro, mas a Renascença sabe que a sua convocação vem no seguimento da encíclica “A Alegria do Evangelho” do Papa Francisco e deverá seguir os temas das cinco secções desse documento, que são: A Transformação Missionária da Igreja; Na Crise do Compromisso Comunitário; O Anúncio do Evangelho; A Dimensão Social do Evangelho e Evangelizadores com Espírito.

Um sínodo é um encontro de representantes da Igreja para discutir assuntos de importância para esta. Pode dar-se a nível global, com a representação de bispos de diferentes partes do mundo, ou então a nível local, como é o caso de um sínodo diocesano, em que os bispos e representantes dos padres, diáconos e leigos discutem assuntos relativos ao futuro e ao trabalho pastoral da diocese.

O anúncio do sínodo foi feito durante a missa do dia de São Vicente, padroeiro da diocese de Lisboa, na Sé, presidida pelo Patriarca D. Manuel Clemente.