Tempo
|

Estará Cristo dividido? Cristãos rezam pela unidade

18 jan, 2014 • Filipe d’Avillez

No dia 25 de Janeiro haverá uma celebração conjunta em Lisboa com a assinatura de um documento de reconhecimento mútuo do baptismo.  

Estará Cristo dividido? Cristãos rezam pela unidade
Começa este sábado a semana de oração pela unidade dos cristãos, que todos os anos decorre entre 18 e 25 de Janeiro.

Este ano o tema da semana é “Estará Cristo dividido?”, uma referência tirada da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, e inclui uma série de eventos, um pouco por todo o país.

Várias confissões cristãs participam nesta semana, nomeadamente a Igreja Ortodoxa, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Lusitana (da comunhão anglicana), a Igreja Metodista e a Igreja Católica, incluindo a Igreja Católica de rito bizantino, para além de mais algumas confissões protestantes.

Esta tarde decorre em Paços de Ferreira uma celebração que marca o arranque da semana. Mas o culminar será um encontro no dia 25 de Janeiro, às 18h00, na Catedral de São Paulo, em Lisboa, pertencente à Igreja Lusitana, onde representantes de várias confissões assinarão uma declaração de mútuo reconhecimento do baptismo nas diferentes confissões.

O gesto é simbólico mais que outra coisa, uma vez que traduz a prática já corrente. De facto a esmagadora maioria das confissões cristãs reconhecem os baptismos realizados noutras igrejas. Isto significa que, por exemplo, se um cristão ortodoxo ou evangélico quiser aderir à Igreja Católica, não terá de ser rebaptizado.