Tempo
|

“A Pé com a Fé” assinalada encerramento do Ano de Fé

23 nov, 2013 • Isabel Pacheco

Encerramento do Ano da Fé vai ser assinalado nas restantes paróquias no domingo com o tocar dos sinos em sinal de festa seguido, pelas 18h00, de um encontro de oração.

“A Pé com a Fé” dá o mote à iniciativa que convida as paróquias da cidade a darem o seu testemunho de fé e a reviverem os vários sacramentos num percurso por 16 igrejas. Uma caminhada pedagógica e de alegria que assinala o encerramento do Ano da Fé que se assinala, em Braga.

“Queremos que seja uma caminhada na alegria e, ao mesmo tempo, na abertura àquilo que é o testemunho e a afirmação da nossa fé, neste coroar do ano da fé, e ao mesmo tempo, uma atenção aos nossos eixos do nosso programa pastoral. Um dos eixos do nosso programa pastoral deste ano é o eixo dos sacramentos, a celebração e vivência dos sacramentos. Assim pensamos que seria pedagógico que fizéssemos essa caminhada e pelo percurso vamos ter o itinerário sacramental”, explica à Renascença explica o Cónego Manuel Joaquim, da Zona Pastoral da cidade.

A descoberta ou redescoberta do baptismo é o sacramento evocado na primeira paragem da caminhada que percorre, ainda, os sacramentos da confirmação, da eucaristia e da penitência ou confissão, antes do encontro na Sé Catedral.

“Todos os grupos irão convergir para a Sé catedral. Na Sé catedral haverá um elemento de destaque que será o sírio Pascal. Aí cada paróquia vai encontrar a sua cor e na sua cor a derivar da chama do sírio pascal. Na Sé catedral cada comunidade terá o seu círio (pascal) a sua luz da Fé e será feita a renovação solene das promessas baptismais e no final cantando o hino do Ano da Fé", acrescenta o Cónego Manuel Joaquim.

Uma caminhada “A Pé com a Fé”, uma experiência paroquial ou a ser vivida individualmente.

Uma proposta da Arquidiocese de Braga para o encerramento do Ano da Fé que, nas restantes paróquias, é assinalado domingo, com o tocar dos sinos em sinal de festa seguido, pelas 18h00, de um momento de oração.