Tempo
|

Duplo atentado faz 18 mortos na embaixada iraniana em Beirute

19 nov, 2013

 Os meios de comunicação libaneses falam em pelo menos uma centena de feridos e o adido cultural da embaixada terá sido morto.

Duplo atentado faz 18 mortos na embaixada iraniana em Beirute
Um duplo atentado fez esta manhã pelo menos 18 mortos na capital do Líbano.

O atentado visava a embaixada do Irão e foi levada a cabo por um bombista suicida que se fez explodir junto à parede do edifício e, de seguida, pelo rebentamento de um carro armadilhado, estacionado perto do local.

Os meios de comunicação libaneses falam em pelo menos uma centena de feridos e o adido cultural da embaixada terá sido morto. De resto, contudo, o edifício não sofreu danos substanciais.

Embora ainda não tenha sido reivindicado, tudo indica que o atentado esteja ligado ao conflito na Síria. O Irão, a grande potência xiita da região, tem apoiado o regime de Bashar al-Assad, merecendo o repúdio das forças sunitas que formam a maioria da oposição síria.

A situação tem destabilizado também o Líbano, onde xiitas, sunitas e cristãos convivem em número quase igual mas em situação de constante tensão. A situação política é dominada pelo Hezbollah, em grande parte por causa da sua superioridade militar, conseguida também pelo apoio do Irão, alimentando ainda mais o ressentimento dos sunitas para com este país.