Tempo
|

Santuário expõe manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima

30 out, 2013 • Ecclesia

Manuscrito nunca antes exposto ao público pertence ao Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, onde deu entrada em 4 de Abril de 1957.  

O Santuário de Fátima vai expor o manuscrito da terceira parte do segredo de Fátima a partir do dia 30 de Novembro, na zona da reconciliação, na Basílica da Santíssima Trindade.

“Considerando ser uma das peças fundamentais para o discurso museológico da exposição que tratará as três partes do Segredo de Fátima, o Santuário pediu à Santa Sé que ponderasse o seu empréstimo. O pedido, feito por D. António Marto, foi autorizado pelo Papa Francisco em 10 de Junho de 2013”, explica Marco Daniel, director do Museu do Santuário de Fátima e comissário da exposição, num comunicado enviado à Agência Ecclesia.

“O manuscrito nunca antes exposto ao público pertence ao Arquivo Secreto da Congregação para a Doutrina da Fé, onde deu entrada em 4 de Abril de 1957”, acrescenta o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) da Diocese de Leiria-Fátima.

Segundo Marco Daniel o documento saiu duas vezes do arquivo, “a pedido do Papa João Paulo II, na sequência do atentado a 13 de maio de 1981, e no ano 2000 quando o prefeito da Congregação, como emissário do Papa, veio a Coimbra junto de Lúcia para reconhecimento do manuscrito”.

Esta exposição, chamada “Segredo e Revelação”, vai ser inaugurada a 30 de Novembro, “no dia da abertura do novo ano pastoral”, informa o GIC.

A actual exposição temporária “Ser, o segredo do Coração”, na zona da reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade e relativa ao terceiro ano das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima encerra na quinta-feira.