Tempo
|

Papa afasta bispo despesista

23 out, 2013

 Franz-Peter Tebartz-van Elst evita assim o pior cenário, que seria a resignação.

Papa afasta bispo despesista
Papa afasta bispo despesista
Gastou 30 milhões de euros a construir a casa, e só a banheira terá custado 15 mil euros. Franz-Peter Tebartz-van Elst, bispo da diocese de Limburg, na Alemanha, foi esta semana convidado a afastar-se por tempo indeterminado após um encontro com o Papa Francisco. Recentemente a população tinha mostrado o seu desagrado: o sino da Catedral tocou 13 vezes ao meio dia, uma forma de mostrar que "passa da hora" do bispo sair.
O Papa Francisco autorizou o bispo de Limburg, na Alemanha, a tirar uma licença, afastando-se “por um tempo” da diocese.

O bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst está no centro de um escândalo na sua diocese, por ter gasto mais de 30 milhões de euros a construir a sua residência pessoal. Entre os detalhes das obras inclui-se uma banheira de 15 mil euros.

Esta semana Elst encontrou-se com o Papa e esta manhã o Vaticano explicou que a situação em Limburg torna impossível ao bispo continuar a desempenhar a sua função, pelo que o Papa o autorizou a afastar-se temporariamente da sua diocese.

Franz-Peter Tebartz-van Elst evita assim o pior cenário, que seria a resignação. Esta opção seria também complicada para o Vaticano, que teria de encontrar outra função para um bispo de apenas 58 anos, que tem pelo menos 17 anos pela frente até chegar à idade de se reformar.

Também esta quarta-feira o Vaticano nomeou um novo vigário-geral para a diocese, que ficará encarregue até à situação se resolver.

Ao longo dos últimos meses as condições na diocese de Limburg foram-se deteriorando, com a população a mostrar abertamente que o bispo já não era bem-vindo. Recentemente o sino da catedral, que está a precisar de obras de restauro, tocou 13 vezes ao meio-dia, indicando que “passa da hora” para o bispo sair.

A “licença” do bispo não tem tempo determinado nem se sabe para onde irá. Não se sabe também se a sugestão deste afastamento partiu da Santa Sé ou de Elst.