Tempo
|

Abbas quer usar caneta do Papa para assinar acordo de paz com Israel

17 out, 2013

Francisco recebeu o Presidente da Autoridade Palestina na Santa Sé. Os dois discutiram a situação na Terra Santa e na Síria.

O Presidente da Autoridade Palestiniana esteve esta manhã na Santa Sé, onde foi recebido pelo Papa Francisco.

Durante a tradicional troca de presentes o Papa deu uma caneta a Abbas e este afirmou que gostaria de a usar para assinar um acordo de paz com Israel.

A situação na Terra Santa esteve em destaque neste encontro. “Falou-se sobre a situação no Médio Oriente e, em particular, sobre o retomar das negociações entre israelitas e palestinos, exprimindo o desejo de que tal processo produza os frutos desejados para encontrar uma solução justa e duradoura a um conflito cujo fim se revela cada vez mais necessário e urgente”, refere uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, após a reunião.

Os dois líderes apelaram à tomada de “decisões corajosas em favor da paz, com o apoio da comunidade internacional”. A questão da Síria foi também abordada.

As relações da Santa Sé com a Palestina são muito importantes não só por causa da presença de lugares santos cristãos em território palestiniano mas também pela significativa comunidade cristã árabe que lá vive.

Abbas e o Papa concordaram que estas comunidades contribuem de forma significativa “ao bem comum da sociedade” palestiniana.

Tal como já tinha feito Shimon Peres há poucos meses, Abbas estendeu ao Papa o convite para visitar a Terra Santa. Tal visita deve realizar-se já em 2014, embora não esteja ainda confirmada.