Tempo
|

Vaticano garante controlo de domínio “.catolico”

17 out, 2013

“Estamos muito contentes que se tenha conseguido a aprovação, mas agora ainda há muito trabalho a fazer antes de o domínio ir para o ar”, diz secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

A Santa Sé conseguiu esta semana garantir o controlo do domínio “.catolico”.

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que regula e atribui as designações dos domínios para a internet em todo o mundo, decidiu na passada terça-feira quem teria o direito de usar uma série de novos nomes de domínios.

O Vaticano já se tinha candidatado ao domínio .catholic e a todas as variantes do mesmo nas diferentes línguas em alfabeto latino, cirílico, árabe e chinês. Logo, .catolico passa a ser também para utilização exclusiva da Igreja Católica, tendo esta o direito a autorizar ou negar o seu uso a outras organizações, grupos e sites.

Questionado pelo Catholic News Service, uma agência da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, o secretário do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais disse: “Estamos muito contentes que se tenha conseguido a aprovação, mas agora ainda há muito trabalho a fazer antes de o domínio ir para o ar”.

O secretário desmentiu ainda os rumores de que o domínio estaria pronto a usar dentro de um mês.

Com esta novidade passará a ser possível uniformizar os sites oficiais da Igreja em todo o mundo.