Tempo
|

Terço de JFK pode render um milhão de dólares em leilão

14 out, 2013

O terço de ónix com o nome do Presidente americano gravado no crucifixo foi oferecido ao seu assessor David Powers. Kennedy foi o único católico a ocupar a presidência dos EUA.

Terço de JFK pode render um milhão de dólares em leilão
O leilão de um terço de John F. Kennedy pode chegar ao valor de um milhão de dólares, cerca de 740 mil euros.

A leiloeira RR Auctions, sedeada em New Hampshire, apresenta o objecto devocional a leilão no dia 24 de Outubro. A base de licitação é 10 mil dólares, 7.400 euros.

O terço pertenceu a Kennedy e a leiloeira calcula que lhe tenha sido oferecido pela sua mulher, Jackie, uma vez que não era comum uma pessoa mandar gravar o seu próprio nome num terço e a primeira-dama era conhecida por gostar de personalizar os objectos que oferecia.

Mais tarde, Kennedy ofereceu o terço ao seu amigo e assessor David Powers, que o acompanhou em várias viagens presidenciais e que eguia, em Dallas, no carro atrás do de Kennedy quando este foi assassinado.

O terço é constituído por contas pretas de ónix e, segundo a leiloeira, apresenta sinais de desgaste. “Tentando equilibrar a vida familiar com a pressão da vida política, é compreensível que o terço apresente tanto desgaste, com a prata muito esfregada e as contas de ónix ligeiramente lascadas”.