Tempo
|

Imagem de Fátima “preparada para ir ver o Santo Padre"

11 out, 2013

Com pouco mais de 1,5 metros de altura, a imagem, esculpida pelo mestre José Thedim, viaja na madrugada deste sábado num avião da TAP para Roma.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima está “preparada para ir ver o Santo Padre”. O responsável pela secção de arte e património do Santuário revela que nas últimas semanas foi feita uma intervenção na escultura.

“A escultura foi totalmente revista para perceber se havia alguns pontos da camada que reveste a madeira que pudessem estar a destacar-se. Havia dois ou três que foram fixados, depois foi feita uma limpeza mecânica e química”, explica Marco Duarte, acrescentando que “a escultura está preparada para ir ver o Santo Padre.

Com a intervenção, a imagem ganhou um novo terço, uma vez que o antigo estava deteriorado.

“É o terço oficial do Santuário, de ouro e topázio”, descreve Marco Duarte, revelando ainda que o metal usado para a execução veio das ofertas dos peregrinos devotos a Nossa Senhora.

Com pouco mais de 1,5 metros de altura, a imagem, esculpida pelo mestre José Thedim, viaja na madrugada deste sábado num avião da TAP acompanhada de uma delegação de seis pessoas, liderada pelo reitor do Santuário de Fátima.

Esta é já a terceira vez que vai a Roma: a primeira foi em 1984, a pedido de João Paulo II, para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda em 2000, quando o mesmo Papa quis consagrar o novo milénio à Virgem.

Agora, a pedido do Papa Francisco e do Papa Bento XVI, a imagem vai ao Vaticano, onde este fim-de-semana se realiza uma jornada mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.