Tempo
|

"Ai Lesus!" Vaticano cunha medalha comemorativa com gralha

10 out, 2013

Os quatro exemplares desta medalha que já tinham sido vendidos tornam-se imediatamente peças de coleccionador.

"Ai Lesus!" Vaticano cunha medalha comemorativa com gralha
O Vaticano já mandou retirar uma série de medalhas mandadas cunhar para comemorar o primeiro aniversário do pontificado do Papa Francisco, que contêm uma gralha.

No verso da medalha há uma imagem de Cristo a chamar São Mateus, o cobrador de impostos que se tornou discípulo e mais tarde evangelista. À volta da imagem está uma passagem em latim, alusiva a esse chamamento, mas com uma gralha precisamente no nome de Jesus, que aparece escrito “Lesus”.

Em latim não existe a letra J, que aparece grafada como I. É natural que a confusão tenha surgido devido ao facto do I maiúsculo ser parecido com um L minúsculo. Independentemente da causa, o erro não foi detectado a tempo e as medalhas foram mesmo cunhadas com gralha e postas a vender na quarta-feira dia 9.

Como é usual num caso destes, as quatro medalhas que já tinham sido vendidas tornam-se automaticamente uma peça de coleccionador, com um valor muito mais elevado do que o preço pelo qual foram comprados inicialmente.

A passagem que aparece na medalha inclui a expressão “Miserando Atque Eligendo”, que foi adoptada pelo Papa como o seu lema episcopal e, mais tarde, pontifício.