Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022

Patriarca desafia comunidades católicas a respostas solidárias

19 set, 2013 • Ecclesia

Mensagem em vídeo apresenta novo ano pastoral com o lema “A fé actua pela caridade”.  

Patriarca desafia comunidades católicas a respostas solidárias
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apresentou esta quinta-feira, numa mensagem vídeo, o lema do ano pastoral 2013/2014 e desafiou as comunidades católicas a responderem a “cada necessidade do próximo”.

“No termo do Ano Fé, temos esta consequência prática de estarmos com os outros, nas nossas comunidades, olhando em redor face às necessidades de tantos irmãos nossos, acrescidas até nos tempos actuais, pelas razões que todos conhecemos”, explicou D. Manuel Clemente numa intervenção divulgada na internet. 

“A fé actua pela caridade” é o lema escolhido e representa “uma verdade absoluta” da fé e da maneira de estar na vida dos católicos.

“Temos necessidade de compartilhar a caridade que recebemos de Deus e se realiza no serviço aos irmãos”, precisou.

O Patriarca recorda que apresentou como prioridades “o acolhimento e a missão”, quando assumiu o cargo, explicando o dinamismo que pretende imprimir nas comunidades. “Acolhermo-nos uns aos outros, porque todos nos sentimos acolhidos por Deus na casa comum do nosso Pai; e depois missão, para que esse acolhimento se alargue para fora dos nossos templos, no acolhimento activo de tudo e de todos, das necessidades dos nossos concidadãos, dos nossos contemporâneos para lhes levar o que recebemos de Deus ou seja, a caridade de Cristo”, refere.

Numa intervenção de dois minutos e meio, D. Manuel Clemente sustenta que “o amor começa no coração de Deus e por isso mesmo se concretiza em cada necessidade do próximo”, sublinhando que a caridade é a fé “posta em prática” e não apenas “uma virtude contemplativa”.

“A fé em Jesus Cristo significa compartilhar a sua vida, o seu coração, as suas disposições pastorais em relação a todos, e isso significa caridade, ou seja, estarmos na Igreja, estarmos no mundo com os sentimentos de Jesus que se condensam nesta palavra, caridade”, observa.