Tempo
|

Cardeal O’Malley a postos para a reforma da Cúria

12 set, 2013 • Aura Miguel

Nos primeiros dias de Outubro, o Papa reúne, pela primeira vez, uma comissão de oito cardeais, à qual pertence o arcebispo de Boston, com quem a Renascença falou sobre as expectativas para esta missão.

Cardeal O’Malley a postos para a reforma da Cúria
Cardeal O’Malley a postos para a reforma da Cúria

O cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston é um dos oito cardeais que o Papa Francisco escolheu para o ajudar na reforma da Cúria e do governo da Igreja Universal. Esta quinta-feira, em Fátima, o prelado falou da responsabilidade que Francisco lhe confiou.

“Esperamos que a minha pobre colaboração ajude um pouquinho”, disse, apontando o que mais o preocupa nesta agenda de trabalho com o Papa.

“São muitas coisas que acho que devemos ter muito presente, sobretudo na transmissão da fé no mundo e na resposta às crises das vocações, mas acho que a primeira preocupação vai ser reformar a Cúria para que o Santo Padre tenha os colaboradores que precisa para poder exercer o seu ministério como nosso Papa”, considera Sean O’Malley.

O objectivo é haver mais comunicação entre a Cúria e as dioceses. “Faz falta muito mais comunicação entre os diferentes decastéreos e também com as conferências episcopais no mundo com a Cúria”, afirma.

Nos primeiros dias de Outubro o Papa reúne pela primeira vez no Vaticano esta comissão de oito cardeais, à qual pertence o arcebispo de Boston.