Tempo
|

Papa escolhe tema para o Dia Mundial da Paz

31 jul, 2013

“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” é a ideia forte para 1 de Janeiro de 2014.

“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, que se vai celebrar a 1 de Janeiro de 2014. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pelo Vaticano, num comunicado.

“A fraternidade diz respeito a todos os aspectos da vida, incluindo a economia, as finanças, a sociedade civil, a política, a investigação, o desenvolvimento, as instituições públicas e culturais”, pode ler-se.

“A globalização da indiferença deve ser substituída por uma globalização da fraternidade”, acrescenta a nota.

Desde o início do pontificado, Francisco tem sublinhado a importância de superar uma “cultura do descartável” e promover a “cultura do encontro”, para se conseguir um mundo mais justo e pacífico.

“Perante os múltiplos dramas que afectam a família dos povos - pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos bélicos, migrações, poluição, desigualdade, injustiça, crime organizado, fundamentalismos -, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz”, sublinha a Santa Sé.

O comunicado destaca a importância de ser “solidário contra a desigualdade e a pobreza que enfraquecem a vida social”, ajudando todas as pessoas, em particular “os mais pequenos e indefesos”.

O Dia Mundial da Paz começou a ser celebrado no pontificado do Papa Paulo VI, a 1 de Janeiro, e a mensagem para esta jornada é enviada às dioceses e às embaixadas de todo o mundo para “destacar o valor essencial da paz e a necessidade de trabalhar incansavelmente para o conseguir”.