Tempo
|

João Paulo II pode ser canonizado em Abril de 2014

29 jul, 2013 • Aura Miguel

O gelo nas estradas, que pode dificultar a ida a Roma dos peregrinos polacos, é a razão apontada por Francisco para não canonizar o Papa polaco em Dezembro.  

João Paulo II pode ser canonizado em Abril de 2014
A canonização de João Paulo II pode vir a ter lugar apenas no dia 27 de Abril de 2014, informou Francisco, numa sessão de perguntas e respostas com jornalistas, a bordo do avião papal no regresso do Brasil.

Até agora tinha-se falado informalmente na possibilidade de Novembro ou talvez Dezembro de 2013, mas o Papa explicou que uma das datas é demasiado cedo e a outra é desaconselhável, porque dificulta a vinda dos peregrinos polacos.

“Para a data de canonização, pensava-se no dia 8 de Dezembro deste ano. Mas há um grave problema para os que vêm da Polónia: os que têm meios, podem vir de avião, mas os pobres vêm de autocarro e em Dezembro as estradas têm gelo, por isso tivemos de repensar a data”, explica.

“Falei com o cardeal Dziwisz (arcebispo de Cracóvia) e ele sugeriu duas hipóteses: ou Cristo-Rei deste ano [24 de Novembro], ou o Domingo da Misericórdia do próximo ano [27 de Abril]. Creio que haverá pouco tempo para ser no Cristo Rei deste ano, porque o Consistório será a 30 de Setembro, mas creio que também não será a 8 de Dezembro.”

Abre-se assim a possibilidade de a canonização de João Paulo II ser apenas em 2014, mais precisamente no dia 27 de Abril, mas essa data ainda carece de confirmação oficial.

João Paulo II será canonizado em simultâneo com o Papa João XXIII. “Fazer a cerimónia de canonização com os dois juntos é uma mensagem à Igreja, porque estes dois são muito bons”, realçou Francisco, em declarações aos jornalistas que o acompanharam na viagem de regresso para Roma.