Tempo
|

Cardeal Seán O’Malley regressa a Portugal em Setembro

16 jul, 2013 • Ecclesia

“Testemunhar a caridade no Ano da Fé” é o tema de fundo do encontro organizado pela Pastoral Social, que terá lugar em Fátima, nos dias 10 a 12 de Setembro.  

Cardeal Seán O’Malley regressa a Portugal em Setembro
O Arcebispo de Boston, Cardeal Seán O'Malley, vai marcar presença em Fátima no encontro da Pastoral Social, que este ano tem como tema “Testemunhar a caridade no Ano da Fé”. O cardeal americano, que faz parte do grupo de consultores que está a ajudar o Papa a reformar a Curia Romana, fará a conferência de encerramento do encontro.

No Ano da Fé e num “tempo marcado pela crise, em que os cristãos são chamados a responder de forma inequívoca”, vai realizar-se no Centro Pastoral Paulo VI, de 10 a 12 de Setembro, esta actividade promovida pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social.

Esta acção vai permitir aos participantes e aos que de alguma forma intervêm nas instituições de acção social que “possam aprofundar as linhas da identidade cristã que as distingue e se sentirem animados num agir mais criativo e radical”, lê-se no programa.

Para além do cardeal americano, o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, vai fazer uma conferência, no primeiro dia, sobre “Fé e obras: anunciar o Evangelho ‘aqui e agora’”.

Para além dos diversos painéis sobre temáticas variadas, “A caridade na missão evangelizadora nas primeiras comunidades cristãs”, pelo padre Santiago Gujarro, da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), e “Critérios no agir da Igreja”, pelo cónego João Aguiar, vão ser, igualmente, duas conferências de fundo no XXVIII Encontro da Pastoral Social.

O Cardeal Seán O’Malley já é conhecido dos portugueses, tendo estado várias vezes no país e falando fluentemente a língua.