Tempo
|

Papa avisou Alitalia que não quer luxos no voo para o Brasil

12 jul, 2013

Na quinta-feira Francisco fez uma visita surpresa à frota automóvel do Vaticano. O pontífice já deu sinais de querer um estilo mais sóbrio nos carros da Santa Sé.

O Papa Francisco escreveu uma carta à companhia aérea Alitalia a avisar que não quer os habituais luxos que a companhia instala nos aviões que transportam o Papa.

Para viagens longas os aviões costumam ser equipados com uma cama, por exemplo.

A carta do Papa terá sido recebida com alívio pela companhia aérea, uma vez que a alteração do interior dos aviões é complicada e morosa.

Segundo o site italiano Vatican Insider o Papa terá escrito também ao seu Secretário de Estado, exigindo que o voo para o Brasil parta de Fiumicino, o principal aeroporto de Roma, e não de Ciampino, de onde costumam partir os voos papais.

A opção do Papa terá em vista evitar causar qualquer incómodo, uma vez que a partida de Ciampino poderia implicar atrasos nas partidas de Fiumicino.

Francisco continuará a viajar em primeira classe, o que só por si é uma mudança em relação ao que fazia quando era bispo de Buenos Aires e cardeal. Nessa época o agora Papa fazia questão de viajar em turística, pedindo apenas lugar de saída de emergência, para ter mais espaço para as pernas.

O Papa viaja para o Brasil entre 18 e 29 de Julho.

Automóveis mais simples
Entretanto o Papa fez na quinta-feira uma visita surpresa à frota automóvel do Vaticano.

O Papa quis ver com os seus olhos os carros que compõem a frota e que ostentam a matrícula CVC, iniciais de Stato Città del Vaticano, seguida de um número. Muitos dos carros são topos de gama de marcas luxuosas. Os veículos costumam ser oferecidas pela marca, mas Francisco já deu a entender que quer apresentar uma imagem mais simples e da última vez que deixou a Santa Sé fez-se transportar num Ford Focus, o carro mais modesto ao serviço do Papa.

Dos outros carros da frota do Vaticano, apenas os do presidente do Governatorato são mais básicos. O Cardeal Giuseppe Bertello anda ou de Panda ou de Smart.