Tempo
|

Mais de 500 portugueses vão ao encontro do Papa no Rio

23 jun, 2013 • Paula Costa Dias

A ultimar os preparativos para o encontro com o Papa Francisco, o departamento nacional da Pastoral Juvenil revelou mais uma iniciativa que vai reunir, no Brasil, jovens dos vários países onde se fala português.

Mais de 500 portugueses vão ao encontro do Papa no Rio

Um total de 501 jovens portugueses, aos quais se juntam 62 voluntários, vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa dentro de um mês, no Rio de Janeiro.

O departamento nacional da Pastoral Juvenil, que está a ultimar os preparativos para o encontro com o Papa, revelou mais uma iniciativa que vai reunir, no Brasil, os jovens dos vários países onde se fala português: o Lusofesta. A ideia é juntar no mesmo espaço os jovens provenientes de países de língua oficial portuguesa para um encontro de reflexão sobre a JMJ.

O Lusofesta está marcado para o dia 24 de Julho e terá lugar no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como explica o director do departamento nacional da Pastoral Juvenil, Padre Eduardo Novo: “Iremos concentrar os jovens portugueses, os jovens brasileiros, todos os nossos PALOP, para aquilo que são as jornadas e para o futuro pós-Jornada. Haverá um momento de acolhimento e saudação, iremos ter um lanche-convívio, um momento de reflexão e um momento cultural, em que vamos ter vários workshops, um deles de samba, e também um espectáculo artístico-musical”.

Os 501 jovens portugueses e 62 voluntários viajarão para o Brasil a 16 de Julho, estando o regresso marcado para o dia 30. 

As Jornadas Mundiais da Juventude vão decorrer de 23 a 28 de Julho, no Rio de Janeiro.

O responsável da Pastoral Juvenil, padre Eduardo Novo, acredita que o actual clima de instabilidade e violência não irá afectar o encontro, o primeiro dos jovens com o Papa Francisco.