Tempo
|

Diocese de Aveiro inaugura casa para padres idosos

07 jun, 2013 • Júlio Almeida

O investimento na Casa Sacerdotal rondou 1,5 milhões de euros e tem capacidade para 26 utentes, explica D. António Francisco dos Santos.  

A Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa, em Aveiro, está pronta a acolher os primeiros utentes: “Temos já quem precise de vir hoje, portanto um dia que se atrase é um dia de espera que nos preocupa”, diz D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro

Nesta diocese, como no resto do país, o avançar da idade dos padres também se faz sentir: “Temos sacerdotes com muito mais de 80 anos a paroquiar e com responsabilidades de grandes paróquias. Basta dizer que a média de idades dos padres na nossa diocese é de 57 anos, portanto são muitos os que têm mais de 70 anos”.

O investimento na Casa Sacerdotal rondou 1,5 milhões de euros e tem capacidade para 26 utentes.

A obra, um marco no jubileu da diocese, foi erguida em espaço contíguo ao seminário de Aveiro: “É também uma casa e um espaço onde podem viver as pessoas que os acompanharam ao longo da sua vida e onde podemos ter sacerdotes em plena actividade. É uma experiência gratificante e que se torna cada vez mais necessária. Mas bastava que houvesse apenas um ou dois sacerdotes a precisar da casa para que ela tivesse mérito e sentido”, considera o bispo.

No próximo dia 16, a Casa Sacerdotal estará de portas abertas à comunidade diocesana.