Tempo
|

Rolo de Torá em Génova pode ser o mais antigo do mundo

29 mai, 2013

Análises indicam que o rolo terá sido feito entre o ano 1155 e 1225. Existem fragmentos de outros rolos mais antigos, mas nenhum que contenha os cinco livros completos que compõem a Torá.

Rolo de Torá em Génova pode ser o mais antigo do mundo
Um investigador universitário italiano acredita ter identificado o mais antigo rolo de Torá do mundo.

Os rolos são utilizados pelas comunidades judaicas e contêm o texto dos cinco livros bíblicos que compõem a Torá, uma das pedras basilares do culto judaico. Tradicionalmente cada sinagoga contém pelo menos um rolo, do qual são lidas passagens durante as cerimónias religiosas.

O rolo em questão estava guardado nos arquivos da Universidade de Génova mas estava identificado como tendo sido escrito no século XVII. Recentemente, porém, o professor Mauro Perani notou a utilização de sinais e símbolos que já tinham caído em desuso entre os copistas hebraicos naquela altura, dando a entender que o objecto sagrado seria bastante mais antigo.

Os testes de carbono levados a cabo em dois locais diferentes, na Universidade de Salento e na Universidade do Illinois, confirmam que o couro em que está escrito o rolo data de entre 1155 e 1225.

Este facto permite concluir que se trata do mais antigo rolo completo da Torá. Existem parcelas de rolos mais antigos, mas nenhum rolo completo com os cinco livros.

Os cinco livros que compõem a Torá são o Génesis, o Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronómio.

O rolo da Universidade de Génova mede 36 metros de comprimento e 64 centímetros de largura. É composto por 58 secções de couro, cozidos entre si, quase todos com três colunas de texto.

[Notícia actualizada às 16h43]