Tempo
|

Joaquim Franco vence prémio de liberdade religiosa

21 mai, 2013

O jornalista da SIC e cronista da Renascença ganhou o prémio com o seu texto: “Da liberdade religiosa à urgência do diálogo – A experiência contemporânea”.

O jornalista e investigador Joaquim Franco venceu a edição de 2013 do prémio Liberdade Religiosa, atribuído pela Secção Portuguesa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa (AIDLR).

Joaquim Franco, investigador de Ciências Religiosas e jornalista da SIC, é ainda cronista do programa Princípio e Fim, da Renascença, que passa domingo à noite.

O texto premiado chama-se “Da liberdade religiosa à urgência do diálogo – A experiência contemporânea” e segundo o júri: “O texto vencedor apresenta uma reflexão fundamentada e original sobre a importância do fenómeno religioso no mundo contemporâneo, partindo dos mais mediáticos casos de tensão religiosa nos últimos anos e apresentando o diálogo como fundamento da ‘inevitabilidade da liberdade religiosa na defesa do bem comum’”.

A entrega do prémio será no dia 28 de Maio à margem de uma conferência subjacente ao tema: “O Estado e a Religião: entre a ética do cidadão e a espiritualidade do crente”, que se realiza na Universidade Lusófona, em Lisboa, às 18h00.