Tempo
|

Mundo de olhos postos em Fátima para consagração do pontificado

10 mai, 2013 • Paula Costa Dias

Reitor do santuário de Fátima espera um grande aumento de acessos ao site do santuário para assistir à consagração, uma oração que será feita no dia 13, depois da bênção dos doentes.  

A consagração do pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima consistirá numa simples oração, que terá lugar depois da bênção dos doentes, no dia 13 de Maio, e deverá ser seguido por fiéis de todo o mundo.

Em declarações à Renascença, o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, diz que ficou surpreendido com o pedido do Papa, mas sublinha que ele evidencia a importância que a devoção mariana já atingiu no mundo: “Manifesta a grande devoção mariana do Papa Francisco e, por outro lado, manifesta também a ligação a Fátima, sobre a qual pouco sabíamos".

O reitor sublinha também a "responsabilidade grande" que o acto implica, porque o gesto do Papa "acaba por manifestar a importância da devoção a Nossa Senhora de Fátima", não se tratando somente "de algo que nos diz respeito a nós, portugueses", mas sim "que diz respeito a toda a Igreja”.

A consagração, propriamente dita será apenas um momento de oração. “Fundamentalmente, significa um acto de entrega, de se confiar o pontificado nas mãos maternas de Maria", explica o padre Cabcinhas, acrescentando: "Consiste numa oração dirigida a Nossa Senhora, que terá lugar depois da bênção dos doentes”.

Devido à consagração, o reitor prevê um grande aumento de acessos ao portal do santuário, por estes dias: “Temos vários sinais disso, de que muita gente se vai unir a este acto de consagração do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima, mesmo que não estejam aqui presentes”.

Já em relação a peregrinos que vão mesmo a Fátima, as estimativas, por enquanto, vão no mesmo sentido dos anos anteriores, pelo menos, em termos de grupos inscritos oficialmente.

As celebrações de 12 e 13 serão presididaspelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.