Tempo
|

Três papas no Vaticano a partir de quinta-feira

09 mai, 2013 • Filipe d’Avillez

A visita do Papa Tawadros é a segunda de um líder copta a Roma nas últimas décadas. A Igreja Copta Ortodoxa está separada da Igreja Católica desde o ano 451.  

Três papas no Vaticano a partir de quinta-feira

O Papa Tawadros, Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, inicia esta quinta-feira uma visita de quatro dias ao Vaticano.

Os patriarcas da Igreja Copta também utilizam o título Papa, embora isso não implique qualquer reivindicação em relação à autoridade do Papa católico. O título é, aliás, reconhecido pela Igreja Católica. Este facto significa que, de amanhã até segunda, haverá três pessoas em simultâneo no Vaticano com o mesmo título: o Papa Francisco, o Papa emérito Bento XVI e o Papa Tawadros.

Os coptas são originários do Egipto e constituem a maior comunidade cristã de todo o Médio Oriente, com cerca de 10 milhões de pessoas só no Egipto, e uma diáspora significativa em países como o Reino Unido, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Austrália.

A Igreja Copta separou-se do resto da Igreja Universal a seguir ao Concílio de Calcedónia, no ano 451, devido a desentendimentos sobre a verdadeira natureza de Cristo, juntamente com a Igreja Ortodoxa da Etiópia, da Arménia e a Igreja Siríaca. Actualmente, estas igrejas formam a quarta maior comunhão cristã do mundo, a seguir à Católica, à ortodoxa que inclui as Igrejas do Leste europeu, e à comunhão anglicana.

Há precisamente 40 anos, o então Papa dos Coptas, Shenouda, tornou-se o primeiro a visitar Roma, encontrando-se com o Papa Paulo VI. Na altura, foi assinado um importante acordo cristológico, que pôs termo às divergências existentes desde o concílio de Calcedónia. Mais tarde, João Paulo II visitou Shenouda, no Egipto, e, agora, é a vez de Tawadros, eleito em Novembro de 2012, visitar o recém-eleito Papa Francisco.

A visita surge numa altura muito difícil para a Igreja Copta. As tensões e os episódios de perseguição anticristã no Egipto têm aumentado no contexto da Primavera Árabe. Em Abril, pela primeira vez desde a chegada do Islão, a catedral de São Marcos, sede do Patriarcado, foi atacada por manifestantes islâmicos.

Tawadros encontra-se com o Papa Francisco logo na quinta-feira. Durante os restantes dias da sua estadia, visitará os túmulos de São Pedro e São Paulo, terá um encontro no Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e também se reunirá com os fiéis coptas que vivem em Roma.