Tempo
|

Papa vai ao Brasil de 22 a 29 de Julho

07 mai, 2013 • Aura Miguel

Na agenda de Francisco está uma visita à favela da Varguinha, no complexo de Manguinhos - uma região conhecida como "a Faixa de Gaza".

O Vaticano anunciou que Francisco visita o Rio de Janeiro e o Santuário de Aparecida, no Brasil, de 22 a 29 de Julho. A primeira viagem ao estrangeiro do Papa argentino, eleito a 13 de Marco, decorre no âmbito da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e na qual participam milhares de jovens de todo o mundo.

Francisco vai visitar a favela da Varguinha, no complexo de Manguinhos - uma região conhecida como "a Faixa de Gaza" por causa dos constantes conflitos entre traficantes. O local tem uma delegação da polícia, mas, apesar de ainda não ser considerado tranquilo, o Papa faz questão de o visitar, na manhã do dia 25 de Julho.

Nesta favela existe uma capela, onde todos os domingos se celebra missa.

Do programa divulgado nesta terça-feira, destaque para uma visita a um hospital e também para um breve encontro com jovens presos.

O ponto alto vai ser a Jornada Mundial da Juventude, concentrada, sobretudo nos últimos dias da última semana de Julho, mas Francisco aproveita também esta viagem para outros encontros, nomeadamente o encontro com a classe dirigente do Brasil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Este programa de seis dias inclui também, a 24 de Julho, uma peregrinação com missa solene no Santuário de Nossa Sra. de Aparecida.

Jornada de 2013, convocada pelo agora Papa emérito Bento XVI, acontece entre 23 e 28 de Julho.