Tempo
|

Dois Papas no Vaticano

02 mai, 2013 • Aura Miguel

Bento XVI regressa esta tarde à Santa Sé, onde vai viver em recolhimento.

Dois Papas no Vaticano
O Papa emérito volta esta quinta-feira ao Vaticano e vai ser recebido pelo Papa Francisco. O helicóptero de Bento XVI chega durante a tarde. Abre-se nessa altura uma nova página da história da Igreja, com dois Papas a viver no Vaticano.

Bento XVI despediu-se de Roma no dia 28 de Fevereiro. Terminado o seu pontificado, viajou para Castelgandolfo, onde comemorou o seu 86º aniversário.

Regressa agora para viver uma vida isolada no antigo Mosteiro de clausura “Mater Ecclesiae”, dentro dos jardins do Vaticano – um edifício com quatro andares, capela, claustros, uma espaçosa biblioteca e zonas comunitárias, incluindo um jardim e uma horta com árvores de fruto.

Com Ratzinger mudam-se também as quatro leigas consagradas que o acompanham desde que foi eleito Papa, bem como o actual prefeito da Casa Pontifícia e seu secretário particular, Monsenhor Gaenswein.

Os aposentos do Papa emérito são no primeiro andar do mosteiro, onde também foi preparado um quarto para o seu irmão de 89 anos o poder visitar sempre que quiser.

Nos últimos dois meses, a saúde de Bento XVI parece vacilar, mas o porta-voz, padre Lombardi, desmente qualquer doença grave. Trata-se apenas, diz, de uma fragilidade que deriva da idade.

Bento XVI prossegue, assim, a sua vida de recolhimento.