Tempo
|

Papa vai receber novo embaixador de Portugal

17 abr, 2013 • Ecclesia

António Almeida Ribeiro apresenta cartas credenciais esta quinta-feira e leva garrafa de vinho do Porto como presente.  

O Papa Francisco vai receber esta quinta-feira o novo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, para a cerimónia de apresentação das cartas credenciais, revelou o diplomata à Agência Ecclesia.

A nomeação do representante de Lisboa tinha sido publicada em “Diário da República” no dia 23 de Janeiro e António Almeida Ribeiro já acompanhou em Roma as cerimónias do início solene do pontificado de Francisco, junto do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.

O embaixador português era secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e substitui Manuel Tomás Fernandes Pereira, que passou à disponibilidade no dia 2 de Abril de 2012, quando completou 65 anos.

Durante a apresentação das cartas credenciais, no Vaticano, vai ser entregue ao Papa uma garrafa de vinho do Porto 20 anos, oferta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), como homenagem pela sua eleição como bispo de Roma.

Para Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, “com esta iniciativa pretende-se marcar um momento muito especial de uma instituição milenar, a Igreja Católica, para a qual o vinho tem um significado litúrgico muito particular”.

Num encontro com cardeais, a 15 de Março, o Papa Francisco usou a imagem do “vinho bom, que com os anos se torna melhor” para pedir aos presentes que oferecessem aos jovens “a sabedoria da vida”.