Tempo
|

Cardeal Sean O’Malley

“Os cidadãos de Boston são abençoados pela coragem e heroísmo de muitos”

16 abr, 2013 • Matilde Torres Pereira

Explosões na cidade norte-americana vitimaram três pessoas e deixaram mais de 140 feridas. “As nossas orações e cuidados estão com todos os que experimentaram o trauma destes actos”, disse o Arcebispo de Boston.

“Os cidadãos de Boston são abençoados pela coragem e heroísmo de muitos”

No rescaldo das explosões fatais que atingiram a maratona de Boston na segunda-feira, o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O’Malley, expressou, em comunicado, “um profundo pesar na sequência dos actos de violência sem sentido”.

As explosões vitimaram três pessoas e deixaram mais de 140 feridas, sendo que, pelo último balanço, 17 estão em estado crítico e 25 em estado grave. “As nossas orações e cuidados estão com todos os que experimentaram o trauma destes actos, especialmente os entes queridos daqueles cujas vidas se perderam, que sofreram ferimentos, e os próprios feridos”, disse o Cardeal de Boston, na nota de pesar.

“Os cidadãos de Boston e Massachusetts são abençoados pela coragem e heroísmo de muitos, particularmente pelos homens e mulheres dos departamentos da polícia, dos serviços de emergência e da protecção civil, que responderam tão rapidamente ao trágico acontecimento”, continua a nota.

O Arcebispo oferece ainda palavras de consolo aos afectados pelos acontecimentos na sua diocese. “No meio da escuridão desta tragédia, viramo-nos para a luz de Jesus Cristo, a luz que se revelou nas vidas das pessoas que se disponibilizaram imediatamente para ajudar os que hoje mais precisaram.”

“Estamos juntos em solidariedade com os nossos companheiros ecuménicos e inter-religiosos no compromisso à testemunha da superioridade do Bem na nossa sociedade, e para o trabalho em conjunto para sarar as feridas.”

O Cardeal Sean O’Malley refere que a população deve confiar nas autoridades para responder aos acontecimentos: “O governador Patrick, o presidente da câmara Tom Menino e o comissário da polícia Davis oferecem a liderança que nos vai acompanhar durante estes tempos difíceis e assegurar que os procedimentos adequados são seguidos para proteger a segurança pública”.

A página da Arquidiocese informa que o Cardeal O’Malley, que estava de viagem a Jerusalém, está a regressar para Boston, onde deve chegar ainda antes do final do dia, esta terça-feira.