Tempo
|

Espírito das Jornadas à beira-rio no Porto

12 abr, 2013 • Paula Costa Dias

Jovens que não possam ir ao Rio de Janeiro têm possibilidade de experimentar um encontro na mesma linha, mas em Gaia. Programa inclui ligações em directo para o Brasil.  

Espírito das Jornadas à beira-rio no Porto
Todos os caminhos vão dar a Madrid... As Jornadas Mundiais da Juventude, um dos maiores eventos da Igreja Católica, começaram esta terça-feira na capital espanhola. EPA/AVIER LIZON
A proposta chama-se “Rio in Douro” da diocese do Porto para os jovens que não podem ir à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

A revelação foi feita pelo responsável do departamento nacional da pastoral juvenil à margem do Conselho Nacional que decorre em Fátima.

Segundo o Padre Eduardo Novo o evento, da responsabilidade da diocese em colaboração com o departamento, decorre a 27 e 28 de Julho com o objectivo de se associar ao espírito do encontro mundial do Rio de Janeiro: “Esta será uma forma de termos os jovens durante a tarde em reflexão e à noite participarem via transmissão na vigília e depois no Domingo na Eucaristia de encerramento da JMJ com o Papa Francisco. Acreditamos que teremos um número considerável de jovens. Será um espaço muito profícuo de encontro.”

A iniciativa começa no dia 27 na Praia do Cabedelo, Gaia, após uma caminhada a partir de quatro locais, à semelhança do percurso a pé que costuma anteceder a vigília e a missa de encerramento da JMJ.

O encontro integra a realização de “workshops”, catequeses e uma vigília, em que será estabelecida uma “ligação directa” com os jovens portugueses presentes no Rio de Janeiro,