Tempo
|

Arcebispo de Cantuária entronizado esta quinta-feira

21 mar, 2013 • Filipe d’Avillez

Pela primeira vez a entronização será conduzida por uma mulher. Espera-se a presença de todos os líderes de uma comunhão anglicana cada vez mais dividida.  

Arcebispo de Cantuária entronizado esta quinta-feira
Realiza-se esta tarde a entronização do Arcebispo de Cantuária, líder espiritual da Igreja de Inglaterra e de toda a Comunhão Anglicana, que com cerca de 80 milhões de membros é a terceira maior confissão cristã do mundo.

Justin Welby torna-se assim oficialmente o 105º Arcebispo de Cantuária e passa a presidir a uma comunhão cada vez mais dividida sobre questões teológicas e morais.

Espera-se em Cantuária a presença de todos os líderes provinciais da comunhão, o que é muito significativo, tendo em conta que alguns estão de relações cortadas. Os anglicanos mais conservadores, que incluem quase todas as igrejas africanas e várias bolsas de resistência nas igrejas ocidentais, vêem com horror algumas das inovações praticadas no ocidente, sobretudo nas igrejas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, onde a ordenação de mulheres para o episcopado e a aceitação de relações homossexuais ganha cada vez mais terreno.

A Igreja de Inglaterra encontra-se mais ou menos no centro. Justin Welby é da ala evangélica e embora seja defensor da ordenação de mulheres ao episcopado, tendo dito que tem “a certeza” que um dia será uma mulher a ocupar o lugar a que hoje ascende, tem tomado posições firmes contra o “casamento” entre homossexuais no Reino Unido.

Num marco histórico, esta será a primeira vez que a cerimónia de entronização será presidida por uma mulher, a arquidiocanisa de Cantuária, Sheila Watson.

A cerimónia tem início esta quinta-feira às 14h30 e conta com a presença do actual arcebispo da Igreja Lusitana, D. Fernando Luz Soares, que será substituído em Abril. A Igreja Lusitana é o ramo português da Igreja Anglicana e depende directamente do Arcebispo de Cantuária.

Carta do Papa
O recém eleito Papa Francisco não deixou de escrever ao novo arcebispo de Cantuária e numa nota assegura-o das suas orações.

“O ministério pastoral é um apelo a caminhar em fidelidade ao evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esteja seguro, por favor, das minhas orações no momento em que assume as suas novas responsabilidades e peço que reze por mim, que respondo ao novo chamamento do que o Senhor me endereçou”, refere o texto.

“Agradeço-lhe as palavras cordiais contidas na mensagem que me dirigiu após a minha eleição e desejo apresentar os meus cumprimentos e votos de felicidade por ocasião da sua entronização na Catedral da Cantuária", conclui o Papa.