Tempo
|

passo-a-rezar

Teresa Salgueiro e Luís Represas no Passo-a-rezar da Páscoa

20 mar, 2013 • Ecclesia

Cerca de dez mil downloads diários e mais de cinco milhões de downloads efectuados nos últimos três anos são os números do projecto criado pelos jesuítas.  

Teresa Salgueiro e Luís Represas no Passo-a-rezar da Páscoa
Imagem do spot publicitário
Os cantores Teresa Salgueiro e Luís Represas vão dar voz às locuções das meditações e textos bíblicos propostos pelo site passo-a-rezar.net para a Semana Santa deste ano, que começa no domingo.

Em comunicado, citado pela agência Ecclesia, o Apostolado de Oração, a obra da Companhia de Jesus promotora deste projecto, adianta que as meditações foram escritas pelo professor José Mattoso, “reconhecido historiador medievalista, de grande sensibilidade aos temas do cristianismo”.

A iniciativa tem como objectivo "ajudar os portugueses a preparar e viver a Páscoa, na semana mais importante do ano, fazendo uso das novas tecnologias e levando a oração aos ritmos e lugares do dia-a-dia".

“Além das meditações propostas pelo professor José Mattoso, as vozes e as músicas, algumas delas tiradas dos últimos trabalhos de Teresa Salgueiro (O Mistério) e de João Gil (Missa Brevis), ajudarão a criar o ambiente para viver a Páscoa de um modo especial”, salienta o texto.

Cinco milhões de downloads
O site passo-a-rezar.net, criado em 2010 com o apoio da agência Ecclesia, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia (local onde se cumpre a gravação e edição dos conteúdos) é um projecto que se dedica à promoção da oração pessoal, oferecendo, diariamente, orações de 10 a 12 minutos em formato digital.

Segundo o Apostolado de Oração, “a afirmação” daquele meio de transmissão da fé, a partir das novas tecnologias, “é testemunhada” pelos números: “Cerca de dez mil downloads diários” e “mais de cinco milhões de downloads efectuados nos últimos três anos”.

A Semana Santa ou Semana Maior, a última da Quaresma, termina com o Tríduo Pascal, composto pelas celebrações da última ceia de Jesus (Quinta-feira Santa), da sua morte (Sexta-feira Santa) e Ressurreição (Vigília Pascal e missa de Domingo de Páscoa).