Tempo
|

Igreja cipriota disposta a hipotecar tudo para ajudar o país

20 mar, 2013

Igreja Ortodoxa possui muitos bens patrimoniais, para além de investimentos em diversas instituições, incluindo bancos.

Igreja cipriota disposta a hipotecar tudo para ajudar o país
O líder da Igreja Ortodoxa do Chipre ofereceu-se hoje para hipotecar todos os bens da Igreja, de modo a ajudar o país a sair da situação de crise financeira em que se encontra.

A Igreja cipriota é bastante rica, incluindo no seu património bastantes propriedades, além de investimentos em inúmeras empresas, incluindo bancos.

O Arcebispo Crisóstomo II fez a oferta esta manhã, depois de vários dias de pânico financeiro na ilha, durante os quais o Governo chegou a admitir a possibilidade de confiscar 10% de todos os depósitos bancários para ajudar a situação económica.

Segundo a imprensa cipriota, o Arcebispo ofereceu mesmo a hipótese de hipotecar todos os bens da Igreja para poder comprar dívida nacional, ajudando, assim, a economia.

O gesto ganha especial relevância atendendo ao modo como o Governo e a Igreja Ortodoxa têm estado envolvidos em grandes disputas sobre questões económicas. O Executivo reivindica milhões de euros em impostos devidos pela Igreja, que, por sua vez, nega que deva o que quer que seja.