Siga-nos no Whatsapp

Passos Coelho

"Pertenço a uma raça de homens que gosta de honrar compromissos"

12 out, 2012 • Lídia Magno

Debate quinzenal na Assembleia dominado pelas contas do Estado. Primeiro-ministro acusa o PCP de instigar comportamentos violentos.

"Pertenço a uma raça de homens que gosta de honrar compromissos"
O tema era a Europa, mas o debate quinzenal no Parlamento ficou amarrado ao Orçamento de Estado para 2013. Passos Coelho começou por evitar referências ao tema, depois precisou que "pertence a uma raça de homens que gosta de honrar compromissos" e ainda ouviu uma pateada quando fez acusações ao PCP. 

O discurso inicial do primeiro-ministro previa uma referência às contas do Estado, mas o parágrafo não foi lido. A decisão foi tomada em cima da hora, uma vez que o discurso escrito já tinha sido distribuído aos jornalistas.

Era o sinal do primeiro-ministro para centrar o debate apenas no Conselho Europeu, mas a esquerda não se ficou por aí. As medidas, os números e as consequências do Orçamento dominaram as intervenções do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes.

Durante o debate, Passos Coelho assumiu que a sua prioridade é pagar a dívida e fê-lo desta forma: "Eu pertenço a uma raça de homens que  gosta de honrar os compromissos do país e de pagar aquilo que deve, mesmo quando não é o próprio a causa do endividamento".

O primeiro-ministro ouviu ainda uma "pateada" no hemiciclo depois de acusar o PCP de instigar à violência quando utiliza a expressão "roubo aos contribuintes".

O CDS não quis fazer qualquer referência ao Orçamento do Estado. O deputado Nuno Magalhães remete para segunda-feira qualquer reacção, dia limite para a entrega do documento oficial. Esta quinta-feira, já foi divulgada na comunicação social a versão preliminar.