Tempo
|

Qual é o candidato presidencial de quem os “facebookianos” gostam mais?

03 ago, 2015

Até às eleições de Janeiro, a Renascença vai analisar mensalmente a popularidade na rede social mais popular do mundo dos nomes que entram na corrida a Belém.

Qual é o candidato presidencial de quem os “facebookianos” gostam mais?

Rumo às presidenciais há discursos, entrevistas, feiras, mercados, arruadas, distribuem-se abraços e beijinhos, contam-se espingardas e o número de gostos conquistados no Facebook. Neste último parâmetro, Paulo Morais segue isolado na liderança, mas atenção que os adversários não deitam a toalha ao chão e estão a fazer pela vida.

Até às eleições de Janeiro, a Renascença analisa mensalmente a popularidade na rede social mais popular do mundo dos nomes que entram na corrida a Belém.

Paulo Morais continua a vestir a “camisola amarela”, símbolo da liderança. O antigo vice-presidente e vereador da Câmara do Porto soma um total de 40.269 gostos no Facebook, mais 531 em relação a 1 de Julho.

Estes "cliques" de popularidade foram conquistados num mês em que o candidato presidencial concedeu uma entrevista à Renascença, na qual criticou as privatizações a “preço de saldo” e prometeu uma estratégia global de combate à corrupção, a começar pelo Parlamento.

Paulo Freitas do Amaral também sonha com Belém. O autarca da freguesia da Cruz Quebrada, em Oeiras, mantém o segundo lugar do “ranking Facebook”, com 15.457 na soma das duas páginas em actividade.

Militante do CDS e candidato independente, deitou as mãos à obra em Julho e ajudou a limpar a praia da Cruz Quebrada, mas meteu “areia” na caça ao “like” e perdeu 40 seguidores.

Nesta ronda pelos candidatos presidenciais, Sampaio da Nóvoa mantém a medalha de bronze e marca pontos no Facebook em relação ao mês passado.

O antigo reitor da Universidade de Lisboa, que em entrevista à Renascença piscou o olho ao PS de António Costa, marcou pontos e conquistou 879 gostos em Julho.

“New kid on the block”
Há uma cara nova na “Liga Facebook Presidenciais 2016”. Paulo Borges anunciou a candidatura a Belém, sob o lema “Outro Portugal Existe”, e entrou directamente para a quarta posição.

O fundador do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) começa com força. Em poucas semanas, arrecadou nada mais nada menos que 5.809 gostos na sua página.

Mas o candidato que mais “likes” conquistou em Julho foi Henrique Neto. O empresário que já deputado pelo PS tem vindo em crescendo e regista agora mais 1.094 do que há um mês.

Henrique Neto soma um total de 3.820 gostos no Facebook, mas apesar deste salto caiu para o quinto lugar, devido à entrada de Paulo Borges.

A “lanterna vermelha” continua em poder de Orlando Cruz, que está com um pé em Belém e outro na Assembleia da República. O candidato a Presidente é também, desde há poucos dias, candidato a deputado pelo Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP).

O antigo militante do CDS, antigo candidato à Câmara de Matosinhos, taxista, camionista e autoproclamado filósofo, tem 2.152 amigos na sua página pessoal, uma subida de 41 em comparação com igual período do mês passado.