Portas e Albuquerque "on tour" pela "troika"
03 set, 2013
Vice-primeiro-ministro e ministra das Finanças vão passar por Bruxelas, Frankfurt e Washington, nos próximos três dias.
O vice-primiero-ministro e a ministra das Finanças encontram-se ,entre esta terça e quinta-feira, com os membros da “troika”.
A primeira paragem de Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque é em Bruxelas, onde, mais logo, têm encontro marcado com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e com o comissário dos assuntos económicos e financeiros, Olli Renh.
Até quinta-feira, o Portas e Albuqueruqe passam ainda por Frankfurt, onde está instalada a sede do Banco Central Europeu, e Washington, onde está o Fundo Monetário Internacional.
As deslocações cumprem-se a menos de duas semanas de arrancar as oitava e nona avaliações programa português de ajustamento, marcado para o próximo dia 16.
A iniciativa deste "tour" dos responsáveis das negociações com a "troika" partiu do Governo de Pedro Passos Coelho. O Executivo espera, entre outras coisas, sensibilizar a "troika" para as consequências do chumbo do Tribunal Constitucional a algumas das medidas de austeridade previstas, o que pode servir de argumento para uma flexibilização das metas para 2014.
Por outro lado, os responsáveis da Comissão, BCE e FMI estarão, certamente, interessados em conhecer Paulo Portas, um dos detonadores da crise política de Julho e agora responsável pelas relações com a "troika", e em perceber como é que irá funcionar a nova hierarquia criada pelo Governo para acompanhar o programa de ajustamento.