Tempo
|

Partido islâmico lidera eleições na Tunísia

24 out, 2011

“Ennahda” está na frente da contagem de votos das eleições quer dentro quer fora do país.

O partido islâmico “Ennahda” está a obter bons resultados nas eleições de domingo na Tunísia, tendo conquistado nove dos 18 lugares da assembleia constituinte eleitos pela diáspora, segundo resultados provisórios da comissão eleitoral.

Numa assembleia com 217 lugares, dos 18 eleitos pelos tunisinos residentes no estrangeiro, o “Ennahda” obteve nove, o Congresso para a República (CPR) quatro, o Ettakatol três, o Pólo Democrático Modernista um e a Lista pela Liberdade e o Desenvolvimento outro, disseram responsáveis da Isie em conferência de imprensa, insistindo que são ainda números provisórios.

Em França, onde a comunidade tunisina é a mais importante com cerca de 600 mil pessoas, o “Ennahda” conseguiu quatro dos 10 lugares em disputa.

Ali Larayd, dirigente do partido “Ennahda”, já veio dizer que estão preparados para fazer uma aliança com o Congresso para a República e com o Ettakatol, os outros dois partidos mais votados.

A Tunísia foi o primeiro país da “primavera árabe” a avançar para eleições. O acto eleitoral decorreu sem problemas e agora contam-se os votos.