Ataque dos terroristas do al-Shabab faz 10 mortos na Somália
14 abr, 2015
O alvo foram dois ministérios em Mogadishu. Os sete jihadistas acabaram por ser mortos pelas forças de segurança.
Um ataque terrorista fez pelo menos 10 mortos na capital da Somália, esta terça-feira. Duas explosões abalaram as redondezas dos ministérios da Educação Superior e do Petróleo e Minerais. De seguida sete jihadistas tentaram ocupar os edifícios.
Um porta-voz do Governo afirmou que 10 pessoas morreram por causa do ataque, oito civis e dois militares, incluindo um das forças da União Africana que apoiam o Governo na sua luta contra o al-Shabab, o grupo fundamentalista islâmico que reivindicou o ataque e que, há duas semanas, mataram 148 estudantes numa universidade no Quénia.
Outras fontes apontam para 15 mortos e mais de 20 feridos devido ao atentado. Os sete terroristas que levaram a cabo o ataque acabaram por ser mortos.
O al-Shabab defende a criação de um regime islâmico radical na Somália. O grupo chegou a controlar grande parte do país mas uma intervenção internacional, primeiro a título individual da Etiópia e mais tarde da União Africana, expulsou-o de Mogadishu, permitindo o estabelecimento de um Governo nacional.
Apesar de ter perdido muito terreno, o al-Shabab continua a provar que tem capacidade de manobra para atingir alvos tanto na capital da Somália como nos países vizinhos.