Tempo
|

Dois terroristas iraquianos executados na Jordânia

04 fev, 2015

Governo de Amã responde ao assassinato de um piloto que tinha sido capturado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

Dois terroristas iraquianos executados na Jordânia
Dois terroristas iraquianos executados na Jordânia
A Jordânia executou esta quarta-feira dois terroristas iraquianos em retaliação pela execução de um piloto jordano. A decisão foi anunciada depois do autoproclamado Estado Islâmico ter divulgado um vídeo em que afirma ter queimado vivo o piloto jordano Mu'ath Al-Kasasbeh, capturado em Dezembro de 2014. O vídeo já mereceu a condenação internacional e até de simpatizantes do próprio Estado Islâmico, nas redes sociais. Na Jordânia, predomina o choque e a raiva. A família do piloto pede vingança.

A Jordânia executou esta quarta-feira dois terroristas iraquianos em retaliação pela execução de um piloto jordano, alegadamente queimado vivo pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Sajida Al-Rishawi, condenada à morte pela sua participação nos ataques terroristas de 2005 em Amã, e Ziad Karbouli, responsável da Al-Qaeda, foram executados pelas 2h00 em Lisboa, disse à AFP um porta-voz governamental.

A decisão de executar a iraquiana foi anunciada depois do autoproclamado Estado Islâmico ter divulgado um vídeo em que afirma ter queimado vivo o piloto jordano Mu'ath Al-Kasasbeh, capturado em Dezembro.

O vídeo, cujas imagens ainda não foram autenticadas, mostra um homem envolto em chamas dentro de uma jaula metálica.

A televisão jordana anunciou na terça-feira também que o rei Abdullah II cancelou a sua visita aos Estados Unidos, onde se deveria reunir com o vice-presidente norte-americano, Joe Biden.

A viagem tinha como objectivo discutir com as autoridades norte-americanas a luta contra o terrorismo e os esforços para libertar o piloto jordano detido em Dezembro pelos extremistas da Síria quando participava em ataques da coligação contra o autodenominado Estado Islâmico.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou, em comunicado, o assassínio do piloto jordano e pediu aos governos para fortalecerem esforços para combater o terrorismo.

O que é o Estado Islâmico?