Siga-nos no Whatsapp

Separatistas pró-russos tomam edifícios em mais uma cidade

28 abr, 2014

Esta segunda-feira o presidente da câmara de Kharkiv foi baleado nas costas, mas não há detalhes sobre as motivações do atentado.

Separatistas pró-russos continuam a tomar de assalto edifícios estatais em algumas regiões do leste da Ucrânia.

Esta segunda-feira foi a vez da vila de Kostyantynivka. Milícias ocuparam a esquadra da polícia e a autarquia.

As reivindicações são as mesmas de sempre, segundo um porta-voz do Governo regional de Donetsk, que abrange esta vila: “O cenário não muda. Querem um referendo e um sistema de Governo federal”, diz Ilya Suzdaliev.

Várias outras vilas e cidades continuam sob controlo de separatistas pró-russos e em Donetsk as milícias já ocuparam o edifício da televisão.

A situação na Ucrânia agravou-se nos últimos dias, com o sequestro de observadores internacionais por parte de separatistas, que os querem trocar por camaradas seus nas mãos das autoridades ucranianas.

Autarca baleado
Entretanto surgiu também a notícia de que o presidente da Câmara de Kharkiv, uma cidade na fronteira com a Rússia, foi baleado nas costas e está em perigo de vida.

Gennady Kernes era aliado de Yanukovich, o presidente cuja deposição levou à actual crise com a Rússia. Depois da revolta de Março Kernes também se refugiou na Rússia, mas entretanto regressou, afirmando-se fiel a Kiev.

Não se sabe, contudo, quem disparou contra ele nem quais as motivações do ataque.