Tempo
|

Tornado irrequieto vai de Sesimbra a Setúbal em 60 minutos

02 mai, 2012

Pelo caminho, os ventos fortes foram arrancando telhados e até árvores de grande porte.

Tornado irrequieto vai de Sesimbra a Setúbal em 60 minutos
O Instituto de Meteorologia ainda está a trabalhar os dados, mas já não tem qualquer dúvida que foi um tornado que, ao início da tarde, arrancou árvores de grande porte pela raiz na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.

O meteorologista Bruno Café confirma o fenómeno e explica que, da análise a imagens tiradas por um civil, foi possível confirmar tratar-se de “um tornado, em que se via a formação da nuvem em forma de funil e que vinha até à superfície”.

Bruno Café acrescenta que o fenómeno “começou na zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, e depois deslocou-se para a Península de Setúbal, sendo que este percurso deverá ter durado menos de uma hora”.

Além deste tornado, que provocou danos nos telhados de algumas habitações e a queda de várias árvores, o Instituto de Meteorologia diz ter registos de outras situações na zona Centro do país, nomeadamente no distrito de Santarém e no de Castelo Branco.

Como não há alterações meteorológicas até ao final do dia, é possível, segundo Bruno Café, que possa “ocorrer pontualmente um fenómeno semelhante, mais na zona Centro”.