Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal é segundo na lista dos países da União Europeia com mais emigrantes

19 jul, 2015

Entre 2012 e 2013, a população residente em Portugal diminuiu 0,5%. Portugueses foram para o Reino Unido, a Suíça, França, Alemanha, Espanha e Angola, entre outros. Em 2013, mais de um quinto dos estrangeiros que obtiveram a nacionalidade luxemburguesa era português.

Portugal é segundo na lista dos países da União Europeia com mais emigrantes
Entre dois milhões e 2,3 milhões de portugueses estavam emigrados em 2013, o que significa que mais de 20% dos portugueses vive fora do país em que nasceu. Os dados são da ONU e do Banco Mundial e indicam que o crescimento do número de portugueses emigrados foi, nas duas últimas décadas, superior ao aumento da população no país.

De acordo com a informação divulgada este domingo e citada no relatório do Observatório da Emigração, Portugal é, em termos relativos, o país da União Europeia com maior número de emigrantes, depois de Malta.

Em 2013, terão emigrado pelo menos 110 mil portugueses – quase três vezes mais do que em 2001 (ano em que saíram perto de 40 mil). Entre 2012 e 2013, a população residente em Portugal diminuiu 0,5%.

Os principais países de destino dos portugueses foram, em 2013, Reino Unido, Suíça, França, Alemanha, Espanha, Angola, Luxemburgo, Bélgica, Moçambique, Brasil, Holanda, Estados Unidos, Noruega, Canadá e Itália.

O Reino Unido recebeu 30 mil portugueses nesse ano, o que representa um aumento de 47% em relação a 2012. O Reino Unido foi, aliás, logo a seguir à Noruega, o país que registou o maior crescimento do número de emigrantes portugueses (mais 19%; a Noruega teve um aumento de 26%).

Para a Suíça emigraram 20 mil portugueses, para França 18 mil e para a Alemanha com 11 mil.

França continua a ser o país com maior número de emigrantes portugueses: mais de meio milhão em 2011, sendo por isso a terceira maior população emigrante residente (11% do número total de imigrantes).

A Suíça surge em segundo lugar, com mais de 210 mil emigrantes portugueses em 2013 – a segunda nacionalidade mais numerosa (9%).

Os dados do Observatório da Emigração, da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, mostram ainda que, naquele ano, os portugueses foram a nacionalidade mais representada entre os novos imigrantes que entraram no Luxemburgo e em França.

Mais de um quinto (22%) dos estrangeiros que obtiveram a nacionalidade luxemburguesa era português.

O Observatório da Emigração indica ainda que, entre 2003 e 2013, os principais países com variação negativa foram o Brasil (menos 5%) e a Venezuela (menos 4%).

Fora da Europa, os principais países de destino da emigração portuguesa foram, em 2013, Angola e Moçambique.