Tempo
|

Seis destinos turísticos portugueses entre os mais sustentáveis do mundo

11 dez, 2014

Açores foram considerados o destino turístico mais sustentável da Europa.

Seis destinos turísticos portugueses entre os mais sustentáveis do mundo

Seis destinos turísticos portugueses estão entre os mais sustentáveis do mundo de 2014, de acordo com o "site" especializado Green Destinations.

Açores, Cascais, Sintra, Lagos, Zona Oeste e a Serra do Socorro e Archeira, em Torres Vedras, integram a lista dos 100 destinos mais sustentáveis para passar férias.

Além disso, do "top" mundial são dos que conseguiram melhor cotação da Crítica de Turismo Sustentável Global na Europa.

Os Açores foram considerados o destino turístico mais sustentável da Europa, ao conseguir uma cotação de 8.9 em dez pontos possíveis. Cascais e Lagos foram também dos melhores, com oito pontos.

O objectivo deste "top" é "reconhecer os destinos turísticos que levaram a sustentabilidade a sério e se esforçaram para fazer a diferença", afirmou à Lusa o director do "site" Green Destinations.

Albert Salman admite que "medir a sustentabilidade não é simples, nem se pode cortar a direito. Esta lista reconhece os destinos que estão no caminho certo tendo em conta as avaliações de peritos independentes com recurso a critérios objectivos".

Segundo a organização, a cotação é calculada a partir de 40 a 60 indicadores, como a qualidade da natureza (paisagens e experiência de vida selvagem), qualidade e cuidados ambientais (ar, água e águas balneares), herança cultural (identidade local e tradições), questões sociais (hospitalidade do povo e o respeito pelos direitos humanos), economia verde (desenvolvimento económico sustentável, energia verde, adaptação ao clima e questões relacionadas com o desperdício e gestão de consumo de água) e políticas de turismo verde.

A elaboração do "top" contou com 30 peritos de turismo sustentável a nível internacional. Além disso, resulta de uma iniciativa de quatro organizações de turismo sustentável, a TravelMole.com, Vision on Sustainable Tourism, Totem Tourism e Green Destinations.