Forte queda de granizo motiva pedidos de ajuda. Estradas perigosas em Lisboa
17 jan, 2014
A estrada está com muito gelo. Está em vigor um alerta da Autoridade Nacional de Protecção Civil até às 20h00 de sábado, devido à chuva, queda de neve, agitação marítima e vento forte. Veja os vídeos e as fotos.
Uma forte precipitação de granizo, esta sexta-feira de manhã, deixou várias estradas de Lisboa cheias de gelo e levou a diversos pedidos de auxílio aos bombeiros voluntários.
A região de Lisboa acordou com uma camada de gelo. Uma forte precipitação de granizo, esta sexta-feira de manhã, deixou as estradas da Parede, concelho de Cascais, cheias de gelo e levou a diversos pedidos de auxílio aos bombeiros voluntários.
A grande precipitação ocorreu perto da 7h30 e a maioria dos pedidos de ajuda diziam respeito a inundações. Em Lisboa, na zona de Benfica/Damaia/Lumiar, a chuvada de granizo deu-se entre as 8h15 e as 8h45.
Automobilistas contaram à Renascença que os carros “dançavam” na estrada, nomeadamente na Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), mas não só. O piso está muito escorregadio e com gelo. Fotografias de vários ouvintes e habitantes da capital mostram ruas e carros gelados.
Ao longo da manhã, vão decorrer as operações de limpeza das vias.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as zero horas de hoje e as 20h00 de sábado, devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.
A ANPC informa na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".
Está também prevista precipitação localmente intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes, podendo variar entre os 60 e os 100 quilómetros/hora, sendo expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento.
É esperado que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas.
Perante o agravamento da situação meteorológica, a Protecção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meios urbanos e de inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos nas estruturas montadas ou suspensas e possíveis acidentes na orla costeira e quedas de ramos ou árvores.
É ainda recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, que se adopte uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com possíveis lençóis de água e gelo nas estradas, uso de correntes de neve, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.